Da janela lateral


Uma janela é sempre uma "porta para o mundo". Parece uma afirmação contraditória, mas o que quero dizer é que através dela podemos ver o outro lado.
Ver é pouco, podemos conhecer, mergulhar e até viajar ...
A janela já foi símbolo dos enamorados, haja vista as esculturas representando a donzela debruçada sobre a janela, suspirando pelo amado.
Tornou-se sinônimo de corrupção, pois entrar pela janela não é a melhor forma de se apresentar em um serviço, por exemplo.
Já serviu de metáfora para a renovação, pois João XXIII, líder católico, disse que a Igreja precisava ter suas janelas abertas para que o novo ar pudesse circular!
Contudo eu fico com a janela da casa, que aberta e sem grades, é capaz de iluminar e arejar o ambiente. A janela que nos permite ver, contemplar, sonhar... não posso abrir mão de minhas lembranças. Quando criança, nas janelas de minha casa sentávamos eu e uma de minhas irmãs, cada um em uma. Ali víamos o anoitecer com o grande farol da Base Aérea cortando o céu com seu feixe de luz. Como foi frustrante o dia em que puseram grades nas janelas de casa. Jamais poderíamos olhar, nos debruçar ou até mesmo sentar, como fazía-mos antes.
Abramos janelas no lugar de construir muros. Deixemos a luz e ar entrar.

Comentários

  1. Quando fechamos nossas portas, sejam as espirituais dando trela para o mal, ou profissionais não nos preparando para a vida, Deus sempre abre uma janela. Um ponto de vista ou o ar que prescisamos para respirar. Gostei vou montar uma dinâmica com a Janela, lá no sítio!!

    ResponderExcluir
  2. Já dizia o ditado que "os olhos são as janelas da alma" e da janela contemplo o dia que chega, mais um dia lindo que Deus me permitiu e me faz sorrir porque amo a vida as pessoas amo ser o que sou e para que sou, com uma palavra ou um gesto concreto. Essa semana participando do Cerco de Jericó sentou ao meu lado uma senhora com o terço na mão, e humildemente me pediu explicações de como rezá-lo... Vejo aí nesse momento a minha janela aberta e dela vejo o amor que Deus tem por mim e o bem que Ele se permite fazer em mim como filha amada.Paz a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).