O mar e a lua


Para aqueles que nasceram em cidades do litoral o mar é algo muito comum. Há aqueles que vivem do mar!
A beleza, o som, os movimentos das ondas são uma verdadeira dança. Para os que não o conhecem ainda, ou foram apresentados, assim como se apresenta dois estranhos, o mar deve ser motivo de grande admiração.
Para os íntimos ou não, o mar sempre inspira respeito.
Para alguns povos antigos, entre eles os povos bíblicos, o mar remonta a idéia do caos. A narração da criação diz que o Senhor Deus reuniu as águas e o formou (Gn 1,9s). Mas a força das ondas e das marés continuavam sendo sinal de turbulência, perturbação, desordem, ameaça. Cruzar os mares era sinal de ir até o desconhecido, o inesperado, ir até onde não se tem mais o controle da situação.
Estar no mar é estar sujeito aos ventos, à chuva, às forças que parecem querer nos tragar vivos.
E se o mar for associado à noite ou à escuridão? Ou se a travessia for solitária?
Mas o mar é belo. O poeta chegou a cantar em versos: “O mar quando quebra na praia, é bonito...!”
A foto postada é um retrato da beleza e serenidade que se pode encontrar no mar. Oxalá ela seja conforto para aqueles(as) que estão em meio a uma travessia turbulenta ou entre ondas revoltadas. A luz do luar é uma boa companhia para cruzar as águas.

Comentários

  1. Nada do que for será do jeito que já foi um dia, a vida vem em ondas como o mar. Nenhuma onda quebra na praia igual a outra em nunhum lugar do mundo! Deus é Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Se o mar me assusta?sim,mais á emoção de sentar na areia e contemplar o por do sol ou a lua beijando suavemente as águas frias é maoir que qualquer medo,é saber que toda aquela beleza é graça de Deus.Parabéns Padre Anselmo a foto é linda.

    ResponderExcluir
  3. No Novo Testamento o mar é também lugar do desconhecido, simbolo do mal às vezes, fronteira com o desconhecido, caminho para se chegar aos "pagaos". Mas Jesus sempre aparece querendo atravessar o mar, ir ao outro lado. Os discípulos quase nunca entenden. Querem voltar atraz, lhes amedronta o mar. Realmente o mar dá medo. Essa fotografia e esse texto que vc colocou me faz reflexionar sobre nossos medos a enfrentar o desconhecido e da necesidade de nao se deixar vencer pelo medo. Parabéns pelo seu blog. Que vc possa continuar iluminando através dele.
    Um abraço,
    Vagner Apolinário, SVD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).