Comunicar: formar comunidade.


Neste fim de semana me dei a oportunidade de estudar, refletir, fotografar, contemplar e rezar. Pode parecer estranho, mas nem sempre fazemos isso no dia-a-dia, ou pelo menos não da maneira desejada.

Não estou passeando, estou trabalhando!

Parte da manhã foi dedicada ao estudo da comunicação. Veja que místico: comunicação vem do latim comunis que significa tornar comum, estabelecer comunhão, participar de comunidade (GOMES, Pedro Gilberto. Tópicos de Teoria da Comunicação. São Leopoldo: Unisinos, 2004). Quando nos comunicamos estamos tentando estabelecer uma comunidade com alguém. Isto é Místico!

Através do nosso ato de comunicar ou partilhar, conhecemos e somos conhecidos, afirma John Powell, um conhecedor da alma humana. Ele diz ainda que um 'ser humano solitário' é uma contradição em termos. A existência de um ser humano isolado é como uma planta tentando sobreviver sem sol e sem água. E finaliza, A qualidade de nossa existência humana depende de nossos relacionamentos.

Comunicar, formar comunidade, ser plenamente humano... são atitudes e metas na vida daqueles que se fizeram discípulos ou seguidores de Jesus Cristo.

A foto postada é um recorte desta manhã, pois enquanto eu estudava os meninos insistiam na pesca e faziam uma verdadeira comunidade, comunicando-se sem parar. Talvez os peixes não vieram por causa das tantas palavras, movimentos e gestos solidários. Mas uma coisa é certa, depois de três horas de conversa e pescaria, eles saíram mais humanos, cresceram e reforçaram os laços de amizade.

Comentários

  1. Vê se foi assim, Deus criou tudo, o homem e a mulher,Adão e Eva, assim a primeira comunidade, a comunicação. Deus se comunica conosco nas coisas simples de ver um passaro cantando, a vaca berrando e o bezerro respondendo, das crianças pescando, veja como Deus coloca nosso olhar sempre como um foco, e nosso olhar sempre como um flash! E Deus sempre nos mostra a verdade, até em sua comunidade que é Pai ,filho e espírito Santo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).