Caminho sem fim

Pode até parecer um castigo ter de caminhar sempre, sem chegar ao fim. Mas quem disse que há um fim? Talvez haja uma finalidade, a de caminhar fazendo o caminho.
É ao longo do caminho que encontramos os apressados, os acomodados, os corajosos, os desanimados. É no caminhar que medimos nossas forças e percebemos que somos capazes de ir mais um pouco.
É percorrendo as estradas da vida que percebemos que não estamos sozinhos! É no caminho que descobrimos que erramos e que precisamos tomar outro rumo, ou ainda, que decidimos parar...
Parar?! Mas se pararmos, ficaremos. Se ficarmos, os caminhantes seguem. Se os demais seguem, ficamos sozinhos.
E por que não, voltar?! Impossível! Voltar não dá mais. Assim é a vida... É possível fazer um outro caminho, ainda que seja em sentido contrário, na contra-mão. Mas será sempre caminho de ida e nunca de volta.
Mas queremos sempre chegar e isso é justo. Chegaremos, com certeza, mas não ao fim. Chegaremos a um novo ponto de partida e a estrada seguirá sendo o desafio permanente do caminheiro.
A foto é de minhas andanças pelo Brasil. Numa longa viagem ao Mato Grosso do Sul, na estrada com um amigo, me deparei com um novo rumo. Era preciso seguir em frente. Era o momento de deixar a paróquia e assumir uma nova missão.

Comentários

  1. Caminho se faz quando se quer caminhar, ja dizia o cantor, andar com Jesus é andar na contra-mão do mundo, ja li por aí. Vou a pé a Matozinhos pagar minha promessa, porque não fui primeiro para saber se sou digno de receber uma graça!!! Sobre as águas não posso perder o foco pois se não vou afundar! Homens de pouca fé sempre fomos, mas pelo menos a coragem de Pedro temos que buscar!!E os caminhos vão, e caminhos vem!!! Mas jamais podemos deixar de peregrinar!!! CORAGEM!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).