No espírito da Gratuidade.


Dos quatro anos que estudei teologia, destaco aqui algo que me acompanha em diversas situações. Um saudoso mestre nos trouxe uma novidade: Qual a garantia de que a Graça de Deus se faz presente na história das pessoas? Muitos estudiosos da experiência humana sobre Deus têm se debruçado sobre essa questão, a Graça de Deus.

Muita gente simples, como nós, volta e meia utiliza a expressão "Graças a Deus". Outros ainda vivem a espera de uma Graça.

Mas afinal, essa dita "Graça" entra na história e caminha com a gente? O Mestre nos dizia que a gratuidade humana é o único espaço em que a Graça ganha consistência histórica. É impensável imaginar o ser humano vivendo em estado de graça se as suas relações estiverem marcadas pelo espírito interesseiro. (PRETTO, Hermilo. Em busca de vida nova. São Paulo, Paulinas, 1997.)

Como é difícil viver a gratuidade num tempo em que tudo tem um preço. Como é difícil relacionar-se com os outros sem esperar algo em troca, se o que vemos por aí é um verdadeiro toma lá, dá cá.

Por outro lado, quantas não são as frustrações por não conseguirmos pagar o preço. Ou quantas são as decepções por não recebermos em troca o que esperávamos...

O espírito da gratuidade, pode sim fazer a diferença. A mão estendida, o sorriso aberto, a palavra oferecida, são sinais de um novo modo de viver. Em termos teológicos, são sinais da Graça de Deus. É muito melhor viver na Graça do que na ausência dela.

A foto postada é um sinal da gratuidade. Ela foi feita em uma viagem, quando avistei à beira da estrada, como se fosse um presente, uma longa roça de girassóis. Foi um presente gratuito que partilho com vocês.

Comentários

  1. Assim com Deus te presenteou com este campo de girassóis a beira da estrada,ele nos presenteia a cada minuto de nossas vidas,basta olhar ao nosso redor e vermos as graças que ele nos ofereçe a cada minuto, como o sorriso de uma criança,o olhar amigo de um ancião que tem tanto a nos ensinar,a chuva que cai e faz brotar todas as flores de nosso jardim,o sol que nos aquece quando esta frio e logo corremos para alcançalo,uma pessoa que bati a nossa porta e temos como estender a mão e ajudar.E assim as graças de Deus se manifesta e se eu for falar mais ficarei aqui durante dias a relatar todas essas graças que se faz presentente em nossas vidas,basta que eu olhe para o senhor que também é graça de Deus e vem acresentando tanto em minha vida nestes dias.

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que é mais prazeroso ver. Sua fotos ou suas palavras. Que bom que vc encontrou um meio de usá-las juntas. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).