Diálogo, uma difícil arte


Com o mínimo de grego que estudei em meus tempos de seminário, aprendi que a palavra diálogo significa através da palavra. E é através da palavra que nos distinguimos dos demais animais na comunicação. Palavras “bem-ditas”, palavras “mal-ditas”, todas elas vão e não há mais como segurá-las ou assegurar-se do sentido que elas tomarão.
Para viver juntos, entre amantes ou amigos, entre pais e filhos ou entre irmãos; seja lá com quem somos desafiados a construir relação, o diálogo é essencial. Ainda que sobre lugar para o silêncio, o sorriso, o abraço ou o afago, não se pode dispensar o diálogo. É através da palavra que alimentamos a roda viva de nossas relações.
Falar sobre isso, ou entender o que essas linhas acima estão dizendo já não é fácil. Porém muito mais difícil é exercitar a arte do diálogo. Talvez porque para dialogar é preciso estar no mesmo lugar. Não no mesmo espaço, na mesma sala, por exemplo, mas no mesmo lugar existencial. Deixa eu dizer de outra maneira: Para dialogar é preciso estar na mesma situação, ou seja, desejoso de trocar palavras. É preciso querer ouvir e valorizar o que se ouve e quem está dizendo. É preciso abrir mão das respostas prontas e deixar-se desafiar pelo improviso da resposta.
Como é difícil dialogar com quem já sabe o que vai dizer. Sinceramente, prá mim é quase impossível!
A arte do diálogo está na construção conjunta daquilo que se vai dizendo, sentindo, acolhendo e respondendo. Às vezes até silenciando...
A foto postada é muito óbvia, bolas em uma mesa de jogo. Separadas se tocam, ao se tocarem movimentam-se, ao movimentarem-se o jogo acontece. A comparação com o diálogo deixo por sua conta, mas ofereço esta conversa aos amigos que no jogo da vida, tocados ou empurrados, não renunciaram a capacidade de dialogar.

Comentários

  1. O meu maior desafio é não deixa que meu diálogo com Deus se transforme em um monólogo, de ambos os lados!

    ResponderExcluir
  2. Acho que o diálogo por mais difícil que seja é a boa e velha paciencia é sabermos a hora certa de ser percebida pelo outro e ser compreendida.Digo isto porque foi com muita paciencia que estou casada a 19 anos,meu marido era um rebelde sem causa,passava as noites na rua bebendo,vivendo como ele dizia.Muitas vezes me via como uma bola de sinuca sendo jogada de um lado para o outro e o diálogo nunca era possível pois so ele queria falar,mais eu sempre tive uma arma muito forte comigo á Fé em Deus que me sustentava e em mihas orações do terço Ns.Senhora me dizia:diálogo é paciência é um saber o momento do outro e se respeitarem acima de tudo não importa se for marido ou mulher amigos ou irmãos o que importa é o respeito a paciência e um saber o momento do outro e com certeza o diálogo acontecera.

    ResponderExcluir
  3. Marcio Bitencourt01 março, 2012 12:09

    Obrigado amigo!!!

    ResponderExcluir
  4. Marcio Bitencourt01 março, 2012 12:11

    Obrigado meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigado...valeu.....gostei da foto e a reflexão sobre ela...

    ResponderExcluir
  6. O diálago é uma troca de experiencia que passamos p/ outro.
    em um diálago é bom que estejamos abertos, não só p/ falar mais principalmente ouvir.

    ResponderExcluir
  7. Um blog que toca e edifica com estas lindas e inteligentes reflexões! Um critério difícil para fazer acontecer em plenitude um diálogo é, como foi pontuado acima - se colocar no lugar existencial do outro. Difícil... mas não impossível.

    ResponderExcluir
  8. Sempre aprendendo um pouco com o senhor ; e chego a uma única constatação como é difícil nos fazermos entender quando não há boa vontade e querência de se deixar tocar.
    Boa tarde , bom fim de semana ,que o Sagrado Coração de Jesus o acolha e proteja. Albina

    ResponderExcluir
  9. Saudades do sereno e inteligente amigo.

    ResponderExcluir
  10. Tentemos buscar no olhar de cada um o que querem nos dizer e assim estabelecer um diálogo mudo sim mas cheio de esperanças.
    Albina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).