Tic Tac

Arrisco a dizer que o tempo é a coisa mais democrática que Deus criou. Isso mesmo, você pode rir ou se surpreender com esta afirmação despretensiosa. Mas o tempo passa igual para todos e todas. Pobres ou ricos, jovens ou venhos, negros ou brancos. Todos sentimos o tempo passar.

Lembro-me de um vídeo, destes que se passam em empresas para motivar os funcionários. Eu o assisti no meu primeiro ano de seminário. Nele, o palestrante pedia para que descrevêssemos o movimento do pêndulo de um relógio como esse da foto. Muitos apressavam-se em dizer que o pêndulo vai e volta. Bela resposta, mas segundo aquele professor do vídeo, as respostas estavam erradas... sim, errada. O pêndulo nunca volta! O pêndulo vai para um lado e vai para o outro lado. Cada vez que ele vai, é um segundo que se passa. Já dizia o poeta: "O tempo não pára."

Ainda que no retrato seja possível pará-lo e contemplá-lo, o tempo continua correndo. A vida continua sendo vivida e as nossas buscas continuam lutando contra ele, o tempo.


Que maravilha é o tempo. Remédio contra muitos males. Tempero da saudade. Ele vem carregado de maturidade e, em muitos casos, até com sabedoria.

Hoje vivo em uma comunidade onde as marcas do "kronos" são evidentes. Vivo com padres e irmãos idosos e provados pelo tempo. Passos lentos e rasteiros, memória curta, cabeças brancas. É... o tempo nos ensina a viver e nos lembra que um dia perderemos a conta.

Nesta manhã, ao refletir sobre o tempo vou fazendo as contas e vendo o quanto já passou, ao mesmo tempo que não me iludo em querer segurá-lo. Na verdade fico a espera de tudo o que virá. Pois que venha, eu quero é muito mais tempo por vir.

Comentários

  1. Realmente o tempo não para, mas as lembranças ficam. As boas que fiquem ... as ruins que o tempo leve.As lemranças que temos suas no sitio Bom Pastor ficarão sempre guardadas em nossos corações. Gessi e Josi

    ResponderExcluir
  2. Eu digo que o tempo é um bom amigo, pois sempre há o tempo que chega, que dá a partida para algo maior e melhor em nós. O tempo é direção invisível que abraça semnenhum toque a plenitude da nossa breve vida. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Ei ... qualquer dia que você for lá na sua casa no Rio e tirar um foto do Mar .. comente .. se lhe for cabivél inspiração sobre:AVANÇAR PARA AS AGUAS MAIS PROFUNDAS..

    Do meu ponto de vista tem tudo a ver com tempo,pois a medida que o tempo passa carrgeado de maturidade, ensinamento ,passamos nós a confiarmos mais em nós mesmos e vamos cada vez masi fundo na vida..

    ResponderExcluir
  4. O tempo, tem gente que passa tempo, e até mata o tempo, ou simplesmente não tem tempo. e o tempo! o que pensa de nós! nos dá o tempo de mudar, para agir e para amar, um tempo para cada coisa diz a canção, e até coisa pode levar um tempo, uma tempestade ou um tempo bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).