Contando o tempo


Volto a escrever sobre o tempo. Tão precioso que não deve ser desperdiçado, dizem alguns. Pelo contrário, deve ser perseguido, dirão outros. Tão forte que pode até escravizar, mas pode ser também um grande mestre.


Lembro-me dos contos da antiga catequese, onde um deles dizia que um menino foi perguntado sobre o que faria se soubesse que em pouco tempo iria morrer. E a resposta da meninada era: "Vou correr prá igreja para rezar". E a surpresa vinha quando o contador de histórias nos revelava a resposta edificante do menino: "Eu vou continuar brincando, fazendo o de sempre!" Para nosso espanto, como poderia agir assim?


As histórias se repetem ou se complementam? A histórias retratam a vida ou a vida imita os contos?


Em minha atual missão, vivo entre "meninos" que a cada dia contam o tempo de maneira diferente da nossa. Eles sabem que esse nosso tempo está se encurtando a cada dia, mas nem por isso deixam de fazer o de sempre! Vivem a tranquilidade inexplicável que só me faz pensar em santidade. Sim, santidade é outro nome para dizer, vida em Deus.


Bem, então realmente o tempo deles é diferente do nosso. Vivem já o tempo da Graça e não o tempo da escravidão. Vivem o Kairós e não se submetem ao Cronos. Cronológico é o nosso tempo, que nos enche de ansiedade, perguntas sem respostas, decepções desnecessárias, fadigas e vazios. Kairológico é o tempo oportuno para desfrutar a vida em sua plenitude, é o tempo de viver a vida em função de algo a mais, é o tempo de viver em Deus e para Deus.
A foto postada são de marcas do tempo. O relógio, a aliança, o amor, a bengala. Você pode identificar outras marcas, se quiser!


Comentários

  1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
    Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
    Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
    Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
    Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
    Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
    Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
    Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.Eclesiastes, cap.3,vercílos 1 ao 8

    ResponderExcluir
  2. Marcas que o tempo faz, mas que junto delas, trazem experiências inigualáveis que só esse tempo pode descrever.

    ResponderExcluir
  3. Falar do tempo é bom, entende-lo é melhor ainda, nem sempre conseguimos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por nos presentear com essas imagens tão cheias de significado e também por compartilhar conosco essas reflexões. Pode ter certeza que elas também nos iluminam. Estou conhecendo hoje o blog. Parabéns pela iniciativa! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ao ver as mãos sobrepostas, vejo marcas da cumplicidade, do apoio, da união! As unhas pintadas nos revelam que, apesar do tempo ter levado a juventude, não perdeu-se o cuidado com o corpo e a vaidade feminina, mas sem exageros! Mesmo não vendo o rosto deles, imagino o casal abraçado, sorrindo, demonstrando o que Deus espera de todo casal: se tornaram um só! Parabéns pela reflexão!

    ResponderExcluir
  6. Há um ano atraz quando minha sogra faleceu me pediram para escrever algo para o santinho e escrevi sobre o tempo,tempo de vida daquela mulher que viveu todas as fazes da vida que tanto me ensinou nos nossos 19 anos de convivencia e ao olhar as mãos dessa senhora com unhas pintadas de vermelho cor preferida da minha sogra senti uma grande saudade e vi que nos podemos fazer o nosso proprio tempo falo por mim que as vezes deixo de fazer uma visista a uma amiga,fazer um carinho nos meus filhos dar mais atenção ao meu marido ou simplismente parar,sim parar e adimirar toda a beleza que Deus nos ofereçe.Lembreime de todas as palavras que escrevi no santinho e descobri que aprendi muito com ela mais não aprendi a valorizar o meu tempo não aprendi a fazer o meu tempo de viver o tempo de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Viver o tempo cronológico com todos os sentimentos citados por você - fadigas, ansiedades, decepções (nem sempre desnecessárias na minha opinião) e questionamentos - é inato ao ser humano, pois é fundamental no processo de amadurecimento. O que nos falta mesmo é a capacidade de aceitar que o "kairós" chega trazendo limitações, fazendo com que algumas pessoas se entreguem ao que chamam "velhice", e não vivam "em função de algo mais". Este "algo mais" está em todos os lugares à nossa volta, é só parar de preocupar-se com o culto ao físico. A foto revela marcas físicas deixadas pelo tempo, mas também sugere a beleza da cumplicidade, da união e do amor incondicional. É o amor incondicional que nos dá forças e motivação para viver o kairós.

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo e sensível Pe. Anselmo, Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Acho que preciso viver mais o kairós,tenho que aprender a ser eu mesmo sem pressa de chegar.Tudo tem seu tempo né. :D
    Muito bom Padre Anselmo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).