Quem conduz a vida?



Quem conduz a vida? Foi essa a pergunta que ficou depois de uma longa conversa com um amigo. Diante das inexplicáveis dificuldades, barreiras, quedas e derrotas, o bravo guerreiro me afirmou com todas as letras: “Eu queria ter tido a oportunidade de, em algum momento, conduzir a minha vida... conduzí-la da maneira que acho melhor. Acredito que faria bem!”
Não posso duvidar que uma pessoa boa, de fé e caráter, tentaria com todos os esforços dirigir as coisas para o bem de todos.

Mas seria possível, para aqueles que, em determinado momento, fizeram a livre escolha de buscar uma vida nova em Cristo, poder viver fora da condução amorosa de Deus?

O problema não é ter alguém dirigindo, mas sim não reconhecer o caminho pelo qual somos levados.
Voltando ao meu interlocutor, isso é motivo de grande sofrimento. Principalmente quando se fala de uma história e não de um momento da vida.

Caramba! Mas se Deus está na história, não deveria ser ela um passeio tranqüilo? O que dizer, diante das evidentes barreiras impostas pela trajetória?

Eu iniciei dizendo que tive uma longa conversa, mas tenho que retificar... diante da angústia e do sofrimento das pessoas que queremos bem, muitas vezes ficamos sem palavras. É isso mesmo, fiquei sem palavras. Praticamente só ouvi, em silêncio.
Lembro-me de uma das poucas frases que consegui dizer: "Tomara que tenhamos a graça de envelhecer com lucidez, para podermos fazer uma síntese melhor de tudo isso. E ainda podermos dizer que quem nos trouxe até aqui foi Deus".

A foto postada me faz pensar que na vida, assim como num trem, podemos até conduzir, mas temos um trilho a seguir. No fundo quem nos indica o caminho não é o maquinista, mas o trilho.

Comentários

  1. Na postagem antrior estava o INVERNO, os galhos secos que em breve rebrotará, no nosso caso renascer, após a postagem do inverno renasce outra postagem como um dia após a noite. E na foto acima existe uma curva a frente, o que terá após aquela curva? nem eu, nem Anselmo, nem seu amigo e nem você que esta lendo saberá responder se é bom ou ruim no momento ou no futuro, mas tem uma curva, confie e entregue, acelere que nunca sairemos do trilho.Deus esta conosco.

    ResponderExcluir
  2. "Ou bem você tem uma esperança e age, ou você não tem nenhuma e então renuncía" Nossa vida é assim a qqr momento temos que tomar decisões renunciar pra escolher. A vida é uma viagem e o trem que viajamos precisa ter janelas que nos deixem ver o nascer do sol... As casinhas brancas na colina... O por-do-sol... Deus... em flores e pedras no caminho. É dificil pra todos nós mas é nesse silêncio que você ouviu e pouco pôde falar que estão as respostas, o silêncio interior guarda toda a sabedoria. Pode ter certeza que um dia seu amigo ouvirá essa voz no silêncio e retirará de sua existência todas as dúvidas pra saber o que e quem o conduz, assim como nós. Santa PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Nas muitas díficuldades da vida nos damos conta de que não caminhamos sozinhos e que a sempre alguem caminhando junto com nosco e esse alguén é Deus sem sombra de dúvidas.Por mais que pensamos ser um pai,uma mãe ou um amigo que sempre esta do nosso lado nos mostrando o caminho temos que ter a sabedoria de ver Deus nesta pessoas e ai meu amigo fica facíl caminhar pois nunca estamos sozinhos na direção das nossas vidas o que não seria facil e bom saber que a alguém do nosso lado para nos levantar quando caimos.

    ResponderExcluir
  4. Esse texto me fez lembrar de um professor, querido, de antropologia, que dizia: "ante a uma situação extrema de dor...é preferível não dizer nada. Seja apenas presença."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).