Caminho das pedras



Quem não conhece o mar, que me desculpe. Mas poucas coisas são tão relaxantes quanto caminhar a beira mar, ouvindo o ruído das ondas quebrando, o vento no rosto, o cheiro úmido, o gosto salgado, a maresia, a areia fina sob os pés.
Escrevo isso longe do mar. Estou em Belo Horizonte, capital mineira. Escrevo isso como um gesto de saudade. Não sei se do mar, se das ondas, do vento ou da maresia. Talvez saudade da liberdade que tudo isso inspira.

Mas o que é liberdade se não a capacidade de entregar-se?

Quanto tempo levou para me aproximar do MIRANTE? Quanto tempo levou para olhar o que está a minha volta? Quanto tempo levou para cruzar a porta entreaberta e ser visto?
Deve ter sido o tempo da liberdade ... o tempo da saudade!

A liberdade de caminhar com dignidade sem nada dever. A liberdade de sonhar como se ninguém antes tivesse sonhado. A liberdade de dizer sim, mesmo achando que deveria dizer não.
A saudade de um tempo inconseqüente, se é que isso existiu alguma vez. A saudade de projetos que ficaram no meio do caminho, estacionados e não perdidos. A saudade de ser dono de si... isso sim é brincadeira!!!

O mar quando quebra na praia é bonito, diz o poeta. O mar quando quebra na praia marca o tempo, o ciclo das marés. Não há como voltar atrás. As ondas quando vêm refrescam, destroem, reviram.

A foto postada parece estar distante de tudo acima, pois com uma marola só ficaram a vista as pedras. Pois é, as pedras do caminho.
O que seria a realidade sem as pedras? O que seria o sonho sem a realidade? O que seria a saudade se tudo permanecesse imutável, igualzinho da Silva?

Esta cena foi um clikc em Armação dos Búsios, litoral do Rio de Janeiro, depois de ter dito sim a uma nova missão.

Comentários

  1. Que Alegria! Ser um dos primeiros a ver, ler e contemplar! Lindo! Lindo! Lindo! Maravilhosos! As fotos estão cada vez melhores, é a experiência! Ahhh a experiência...Experiência que ganhamos a cada pedra ultrapassada nesse caminho que podemos chamar de vida! Uma coisa é certa: ganhamos mais experência quando dizemos SIM. Que Deus abençoe escandalosamente o seu SIM.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Que bom que nosso grande companheiro deste blog, apareceu! Seja bem vindo!! Fique a vontade pois a casa é sua!!Aliás companheiros: Anselmo e o tempo. Sempre juntos trouxeram também o Mar. Já me disseram que uma onda nunca quebrará na praia igual a outra. Talvez seja por isso que Nelson Mota escreveu e Lulu gravou que Nada do foi será, do jeito que a gente viu a um segundo. Mas o importante que o descortinado do Mirante voltou. Tempo de coisas boas, futura saudade. Se liga, Bom Pastor. O Mirante, tem uma porta, a porta é caminho e Jesus diz: Eu sou a porta das Ovelhas. Amém!!Abraço da Família Bom Pastor!!

    ResponderExcluir
  3. Pedro Paulo Vieira (Pastoral da Juventude - Barra Mansa)20 outubro, 2010 23:26

    Sem dúvida, o maior dom de Deus é o cuidado de toda criatura atribuída ao homem... e como perceber cada elemento como parte deste cenário tão importante para que o palco da vida esteja completo?
    O poeta já disse que no meio do caminho tinha uma pedra... no meio do caminho de Jesus tb teve uma pedra (PEDRO), que graças a ela a IGREJA se sustenta em meio a tantos ventos contrários.
    E sabe de uma coisa: São outros tantos discípulos, que doando sua vida por Causa de Um Reino que ela tem superado as dificuldades.
    Que o Deus da Vida te inspire neste trabalho de, pela fotografia, mostrar Sua obra perfeita. Amém.

    PS: Realmente Armação dos Búzios tem uma beleza encantadora.

    ResponderExcluir
  4. Sempre que entramos por uma porta ficamos de olhares atentos. Por onde passar, o que ha de melhor, e de mais dificil...
    Mas ELE e o caminho. E que ELE lhe conduza pela mao e lhe pegue no colo quando la dentro da porta estiver mais dificil.
    Obrigada por eu poder ver essas fotos e e essa mensagem.
    Abracos e em frente na Missao.
    Ines e familia.

    ResponderExcluir
  5. Bela e profunda reflexão! Não é em vão que diante de magnífica beleza ficamos embriagados de sentimentos. São para que exatamente passe por nosso sistema esse aperfeiçoamento do ser. Em profundidade disseste coisas que cada um de nós quer expressar quando reconhece pela ampla visão, que precisa PARAR no momento de atitude. E que essa caminhada pelas pedras nos faça melhores. Feliz retorno!

    ResponderExcluir
  6. Por que o mar nos causa uma sensação de liberdade com ondas atemorizantes, pedras que nos espetam e machucam os pés, imensidão que nos inquieta? Será que é porque quando estamos numa praia, ficamos despreocupados, olhando um horizonte indefinido, sem preocupações com tempo,coisas, pessoas ou situações, ou passado ou futuro e vivendo um "presente" momentâneo? Não sei dizer....Apenas sinto, experimento e vivo a suposta liberdade de filha que se entrega nos braços do Criador de tudo: do mar (que me amedronta), das ondas (que me derrubam), das pedras (que me machucam), do vento (que me empurra), da areia (que me suja), mas da alegria de estar ali que me invade e me faz voar e esquecer de tudo...

    Obs: Suas postagens nos enriquecem muito e nos ajudam em nosso crescimento, Pastor querido e abençoado!

    ResponderExcluir
  7. Realmente o que nos inspira são aquelas coisas que nos remete a uma inspiração profunda daquilo que nos leva a pensar e refletir... Gostei muito do pensamento e forma de pensar a vida, tendo em vista o futuro de uma nova Missão... muito lindo!

    ResponderExcluir
  8. Costumo sonhar com tudo aquilo que é quase impossível.E lendo esta sua postagem tão antiga quanto a saudade que hoje sinto de um pedaço de minha vida percebo que as pedras do caminho só aparecem quando nos desviamos para fugir das ondas , e o que é a vida senão ciclos de ondas indo e vindo num constante existir.
    E sem me dar conta percebo que sentir saudade faz parte do que plantamos e foi bom.
    O senhor deixou uma boa semente plantada em cada um de nós e ela gwerminou e são tantos os frutos que me pergunto :como seria se ela não tivesse sido plantada?
    Continue evangelizando com essa alma de poeta e também continue sentindo saudades , elas sempre quando precisamos são boas companhias.
    Deus o abençoe.
    Albina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).