Como é bom ser surpreendido!



Há alguns dias atrás me deparei com uma frase marcante: “Quem ama se surpreende ao ser amado, por que não cobra nem espera recompensa”. Quem escreve isso é Gabriel Chalita, em sua carta ao Pe. Fábio de Melo (MELO e CHALITA. Carta entre amigos. Sobre medos contemporâneos. Ediouro, Rio de Janeiro, 2009.) Na verdade não há grande novidade nesta afirmação, pois Paulo em sua carta aos Coríntios (I Cor 13, 4-7) já nos diz algo parecido. Também na reflexão sobre a gratuidade já sinalizamos nesta direção.
Assim mesmo insisto que a frase é marcante, pois é mais uma forma de lembrarmos a gratuidade das relações.
Como é bom ser surpreendido!
Hoje abri um e-mail onde a surpresa gratuita de uma amizade e ao mesmo tempo de uma chamada de atenção, me fez parar e repensar o que significa ser para os outros.
Quatro meses depois de uma pregação feita com uma comunidade de Barra Mansa, lugar onde inaugurei meu ministério, uma amiga me escreve confessando que desde aquela homilia, ela vinha buscando coragem para escrever. Palavras daquele momento tinham sido tão certeiras em sua vida, quase como uma intromissão. (Pois é, às vezes as palavras bem ditas entram sem pedir licença!) E, ao longo desses meses ela vem se revolvendo com as palavras e seus sentidos, ela vem se testando e amadurecendo graças a algumas frases em um reencontro de amigos, ou seja, meu e daquelas comunidades ali representadas.
Lembro-me vagamente que o tema era o trabalho como instrumento nas mãos de Deus e as coisas desnecessárias que agregamos em nossas vidas, em nome deste trabalho. Citava Cohélet... é correr atrás do vento! (Ecle 1,1-2, 26)
Como é bom ser surpreendido!
Talvez, para mim, aquele momento de celebração tenha tido seu sentido pela alegria da ação de graças vivida e do reencontro dos amigos. Mas a surpresa veio nas palavras animadoras daquele e-mail: Tenho certeza que muitas das suas reflexões, postadas no blog ou nas homilias, afetam a vida de outras pessoas. Sua missão é maior do que possa imaginar e da influência que exerce na vida dos outros, talvez vc não saiba nunca a dimensão”.
Como é bom ser surpreendido!
De fato eu não consigo alcançar a dimensão do ser para os outros. Eu não consigo imaginar até onde as palavras gratuitas e cheias de amor, pelo Evangelho e pelas Pessoas, podem chegar.
Mas uma coisa eu sei: Como é bom ser surpreendido!
Partilho com vocês sem nenhuma pretensão e sem nenhuma vaidade. Partilho a minha alegria de ser surpreendido. Mas partilho também a minha forma de amar, a Deus e ao meu próximo.
A foto é de um espinheiro. Dependendo do olhar sobre ele, a beleza aparece.

Comentários

  1. Ao ampliar a foto e observar com cuidado, podemos constatar que o espinheiro, mesmo revestido de espinhos em suas folhas, acolhe ao centro com carinho e extrema sensibilidade as gotas do orvalho! É simplesmente lindo!! Linda foto!!

    ResponderExcluir
  2. Vários fatores formulam uma surpresa, da adrenalina ao inesperado, Boomm, explode um elemento surpresa, Deus!! Claro e transparente, longe de ser uma caixinha de surpresas.Amém!!aH! olha o exemplo do espinheiro, mesmocom suas folhas em forma de espadas cheio de espinhos, elas não se arranham!!!fui!!

    ResponderExcluir
  3. Dom divino é o que o senhor tem , o de saber alcançar as pessoas ,atingindo-as onde elas precisam de uma orientação , e ou palavra .Continue ,pois sou uma dessas pessoas.Boa tarde Pe Anselmo , que o Santo Espirito continue a ilumina-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).