Fases



Desde que cheguei aos quarenta, estou tentando entender essa nova fase da vida. Até agora, só consigo chegar a uma aproximação muito indevida, a de que os quarenta são como uma segunda adolescência. Achamos que estamos maduros, mas, na verdade, não. Queremos manter a juventude, mas ela ficou para trás. Queremos planejar o futuro, mas ainda não o conhecemos e nem sabemos quando ele vai se tornar presente.

Se, na primeira adolescência, são os hormônios que ditam o ritmo, parece que agora são os primeiros sinais de limitação, da visão, da circulação, da emoção. Antes, a busca por mais amigos é um desejo desenfreado, agora, o filtro das relações parece, a cada dia, deixar de fora muita gente boa.

O sentimento de poder é bombardeado pela fraqueza, e essa me convida a buscar fortaleza naquilo que antes seria desprezado. Pequenas coisas, pequenos passos, pequenos grupos.

A dor maior é a da perda. Perde-se muito, dos cabelos aos amigos; das certezas às razões; do equilíbrio à visão, ampla, profunda, inspiradora.

A vida não começou  aos quarenta, mas está forçando a um novo nascimento. Onde estão as parteiras? Onde estão aqueles que nos ajudarão nessa hora tão importante?

Contemplando a lua e suas fases, busco, em sua luz e em sua escuridão, enxergar além do hoje.


Comentários

  1. Que bonita reflexão, Anselmo.
    Imagino que seja por aí mesmo... estou me aproximando desta marca.
    Antes, quando criança, pensava que os trinta, os quarenta, estavam muito longe, mas estão aí e já não dá mais pra ficar ensaiando, imaginando como será.
    Agora é viver da melhor forma e ser feliz, sem demora.
    A vida é curta, as fases são fases.
    Saudades, querido amigo.

    ResponderExcluir
  2. Continue nos fazendo renascer, sempre a cada instante.Continue nos fazendo sonhar , voltar ao passado , pular para o futuro ; mas continue sempre.
    O Mirante é uma nesga de luz que penetra em nossas vidas , um alerta continuo , que sim podemos , como podíamos ontem e continuaremos poder amanhã, tudo porque as palavras nos carregam qual nuvens nos embalando para um suave viver, onde tudo podemos ,porque ainda temos a capacidade de sonhar.
    Obrigada Pe Anselmo.

    ResponderExcluir
  3. Amei!!! Como é boa essa fase meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. Amei!!! Como é boa essa fase meu amigo!

    ResponderExcluir
  5. Um dia ouvi a seguinte frase: "fazer aniversario é pagar a fatura da vida e pago com gosto", penso exatamente assim, cada ano o preço vai aumentando, mas o que dela recebemos vai muito alem da idade cronologica, os detalhes realmente fazem mais sentido e os filtros cada vez mais exigentes e apurados, o olhar critico mais aguçado... A maturidade e a rebeldia na medida que cada uma pede... A uma semana de completar meus 3.3 esse texto faz muito mais sentindo que se eu o tivesse lido aos 20... Obrigada por despertar tantos sentimentos com cada postagem no blog!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sempre gosto de reler o que escreve, pois a cada leitura me encontro e nunca os encontros sao iguais.
    Obrigada por me fazer reencontrar a vida.Albina

    ResponderExcluir
  7. Outro dia me olhei no espelho pela manhã e me deu conta que já não sou mais a mesma.
    Entrei na crise dos quarenta sem perceber,vi lembranças antigas,feridas não curadas,uma abraço que não foi dado,tanta coisas que agora sinto não ter feito.Então sentei ali mesmo e chorei.
    Isso foi na manhã seguinte ao meu aniversário de 43 anos.
    Meu Deus,quero voltar,quero fazer um monte de coisas,meus filhos ainda são pequenos,
    não sei como vai ser.Me vi subindo uma montanha e lá em cima ao olhar para baixo me deparar com um enorme horizonte e me perguntei será que vou conseguir desce?
    Meu corpo já não é o mesmo,minha saúde também não,quero novos amigos,sair dançar,viver.
    Mas como?Sou uma jovem mulher de 43 anos.
    E ai me deparo com está bela lua e me lembro de um poema que diz:"Tenho faces como a lua".
    Sim faces,essa agora é a face da reflexão,de tudo que foi vivido e de tudo que ainda posso viver,embora já não tenha a mesma disposição.
    Seu poste é perfeito Pe.Anselmo,é exatamente assim que eu me sinto.Parabéns!!!
    Eliane Maria de oliveira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).