O preço da escolha



Com o passar do tempo vou descobrindo o que significa o preço de uma escolha. Longe da maturidade, mas com os pés assentados na realidade, vou colhendo os frutos das decisões, algumas livres,  outras nem tanto.

A cadeia que nos envolve a todos, nos faz corresponsáveis em nosso agir, sobretudo se agimos em favor ou em nome de outros. Decidir é muito mais do que excluir uma opção para abraçar a outra. Decide-se com responsabilidade quando se leva em consideração não somente o sujeito que escolhe, mas a todos os envolvidos na escolha.

O simples fato de dizer sim ou não assume conotações graves, pois no sim ou no não estão embutidos anseios e descréditos.


Porém entre liberdade e condicionamentos, o peso maior deve estar na capacidade de viver o direito de decidir. A escolha por cultivar expectativas alheias é uma eterna escravidão, pois de forma voraz, sempre exigirão mais. Enganar-se acreditando que a demanda é proporcional à potencialidade é subjugar-se ao próprio chicote.

Romper com o círculo vaidoso nutrido pelo aplauso descomprometido é trilhar por caminhos desconhecidos e sem volta. Como é desconhecido, pouco se pode afirmar, mas muito se pode esperar...

Esperar a liberdade para fazer outras e novas escolhas.

A foto postada é de Roma, na Itália. Um jovem sentado no centro da basílica de São Paulo fora dos muros. Sozinho, mas acompanhado de suas escolhas.


Comentários

  1. Estes são os mistérios de Deus. a grande interrogação? e suas grandes respostas de Deus. O problema é a capacidade de crêr, nesses momentos surge o que nos move: O Espirito Santo de Deus e suas explicações inexplicáveis que nos eleva e nos coloca insignificantes ao tamanho do poder de Deus!! Amém.

    ResponderExcluir
  2. Incertezas das escolhas.... consequencias possivelmente duras, se for a partir da ingenuidade. Porém,cobranças demasiadas, medo, ansiedade, expectativa; caso seja tomada a partir do amadurecimento. Tarefa complicada. Mas, realmente não se compara com o prazer que a liberdade de escolher nos traz. Bom dia. Fabiola Carla

    ResponderExcluir
  3. A cada post que faz o senhor nos leva a refletir por um determinado ângulo em nossa vida e as reflexões servem como um aprofundamento maior de nós mesmos ,enquanto pessoas fazendo com que vejamos o outro com novos olhos. Obrigado pela catequese.Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  4. Marcela Martins04 outubro, 2014 22:05

    " O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove."
    Fernando Sabino
    Cada escolha um preço, a cada minuto uma escolha...

    ResponderExcluir
  5. Nao escolher e a decisão a que cheguei e a de me deixar levar pelo Santo Espírito apos ler e reler o texto.
    Pe Anselmo , as vezes o senhor vai tao fundo na meditação que nao resisti em enviar esse comentário.
    Que bom ter alguem que nos leva a remexer na alma.Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Reler é reencontrar as escolhas é perceber que nem sempre o que um acerto na verdade representa um desencontro conosco mesmo.
    Mas o tempo entre as escolhas certas ou erradas nos permite consertar ,voltar ,refazer.
    E aqui me vejo pensando em escolhas e se as fiz certas ou não.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).