A vida em ciclos


A vida é feita de ciclos, do nascer ao morrer, passando pelo palco da vida, vivemos e revivemos a cada instante.
Quanta coisa se repete, sendo uma novidade cotidiana.
Assim é a vida, assim vivemos!

A alegria que sentimos diante de momentos são repetições da felicidade que buscamos, sonhamos e um dia alcançaremos. A dor sentida, muitas vezes dói, sem dó nem piedade... mas, também é cíclica, ou seja, vai passar. 
Sentimentos vão e voltam, pessoas vão e esperamos que sempre voltem, a esperança... ah, essa deve ser a última a morrer.

A fé cristã também é celebrada em ciclos. O ápice deste ciclo é celebrado como um novo dia! É a Páscoa da Ressurreição. A cada ano os cristãos celebram a morte de Cristo não por celebrar a morte, mas por contemplar o ocaso de um dia para ver nascer o novo. 
O novo, aí está o segredo! 

A espera do novo, do porvir, nutre a fraqueza, fortalece na ausência e faz com que se enxergue através da escuridão. 
Ainda somos fracos, mas temos força; ainda estamos distantes, mas já sentimos a presença; ainda faz escuro, mas podemos ver, ver a luz verdadeira que dissipa todas as sombras.

A festa da páscoa, celebrada a cada ano, como passagem da escravidão à libertação, passagem da morte para a vida, é antecipação daquilo que esperamos, ainda que na debilidade, solidão ou treva.

A ressurreição é a inauguração de uma nova realidade. É a recriação da vida. 
É possível contemplar o por do sol, mas não se deve contentar com ele. Afinal, depois da escuridão, um novo dia, radiante, vai nascer. Nascemos para a luz! 

Comentários

  1. Dedico aos que sofrem diante da morte, da dor e da falta de esperança. Feliz Páscoa!
    Envie a um amigo(a) nesta Páscoa, como sinal de esperança!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre o Sr tem o dom da palavra bendita, da visão do belo que nos cerca no dia a dia...Peço a Deus ser forte na vida, na fé, porque acredito quando diz q nascemos para a luz. Fique na Paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Nós da família bom pastor, vivemos esta Páscoa diariamnete,com um dia de cada vez vencendo o ciclo de 24 com Deus, é o que nos resta, o que nos basta, o que nos é permitido e principalmente o que precisamos e Deus nos agracia a cada amanhecer, a cada ressurgir de um novo dia um novo ciclo uma nova vida e a cada entardecer mais um dia que se passa sobre a vontade de Deus. Amém Anselmo abraço no coração da Família Bom Pastor. Saudades e Feliz Páscoa para todos da família SVD e da Família Ribeiro. Paz e Bem!!

    ResponderExcluir
  4. BELO TEXTO MEU AMIGO E IRMAO.
    SHALOM!
    QUE COM O FOGO NOVO TENHAMOS TAMBEM O CALOR PELA VIDA RENOVADO. QUE COM A PROCLAMAÇÃO DO EXULTE TENHAMOS FEITO TAMBEM NOSSA PASSAGEM...

    A noite só aumenta sua densa escuridao até a meia noite, depois sua força dá lugar à luz que insiste em chegar detrás do horizonte.
    A dor passa, a alegria passa... só Deus permanece!

    Díac. Marcelo, sss

    ResponderExcluir
  5. A cada dia, a cada despertar, a vida se renova, a vida é nova... novo dia, com suas próprias diferenças... novos momentos, novos pensamentos, que por mais que pareçam os mesmos, nunca são... Há um tempo para semear e há um tempo para colher... E o agora é um tempo que jamais se repetirá. Aprendamos a viver estes ciclos enquanto graça divina! Pe. Anselmo, Adorei seu blog. Um abraço, Elizaeth.

    ResponderExcluir
  6. Lília carvalho29 maio, 2011 22:17

    É muito dificil perder um filho, é diferente de todas as outras perdas...como pai, avó e irmãos.
    Perdi meu filho aos 26 anos, menino amoroso, estudioso, um exemplo para todos...E essa dor é incomparável, só quem perde um filho pode ter a dimensão do que é... Só quem tem Deus pode suportar essa dor, pois sabemos e cremos no novo dia...que nos foi prometido...E na vida eterna...E agora mais que nunca, com o nascimento do meu neto creio nessa vida em ciclos. E meu coração se enche de esperança.
    Eu creio na vida eterna...e em Deus e em seus mistérios...Só pela fé podemos curar nossas dores. Pe. Anselmo, meu amigo...Adorei seu blog. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Pe Anselmo,sempre é prazeirozo e ao mesmo tempo instrutivo ler seus textos.Eles como o nome diz,nos levam a olhar com olhos diferentes os lugares e as pessoas ,que sempre nos pareceram tão iguais .Gostaria de sua autorização para colocar seu endereço no meu blog (Apostolado da Oração )bem como mais uma vez lhe pedir que escreva um texto para nosso A CHAMA.
    Mais uma vez Feliz Páscoa e que o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria o acolham.
    Albina

    ResponderExcluir
  8. Padre Anselmo é sempre muito bom partilhar da sua sabedoria,Parabéns pelo belo texto uma feliz páscoa e que Cristo ressucite a cada dia em nossos corações!!!

    ResponderExcluir
  9. Fr. Anderson Luis de Souza, svd.02 novembro, 2012 16:11

    A vida sendo um presente maravilhoso de Deus a nós, deve ser bem vivida e ser bem vivida na presença de Deus; que nos chama a sempre celebrar a Páscoa, mesmo que em nossas viodas, haja momento de solidão e morte, de desesperança e de desalento. Assim, quando celebramos este dia de finados, não podemos nos estancar em celebrar a morte dos que já se foram, mas sim, celebrar a PÁSCOA DEFINITIVA daqueles que já nos precedem na eternidade. Que esta seja a nossa proclamação de fé no dia de hoje, ou seja, lembrar os nossos amados e amadas e ter a certeza de que eles já celebram o banquete pascal no Reino de Deus.
    Paz e Bençãos.
    Pe. Anderson Luis de Souza, svd.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).