Secas


Uma das coisas que mais prezo é a confiança depositada em mim e, aquela que deposito gradualmente nas pessoas. Confiar é um ato de entrega, pois nesse ato armas são abaixadas, cercas são derrubadas e pontes são construídas. Quando a confiança se enraíza, as defesas tornam-se quase inexistentes e os caminhos que levam até a outra pessoa tornam-se sólidos e planos.
É bom ter em quem confiar. É necessário ter uma ponto de apoio, perto ou distante, que ouve, compreende, participa, se solidariza.
Confiança é uma troca de verdades e não pode haver outro elemento que não seja a verdade de um encontrando-se com a verdade de outro.
A família se sustenta nela, os casais encontram nela o motivo para seguir juntos, as amizades construídas ao longo do tempo se aprimoram nela também.
São os altos e baixos da vida que vão colocando à prova os envolvidos e vão revelando o quão verdadeiro é o compromisso que entre si fazem aqueles que se dispõem a confiar.
Uma plantinha cresce quando é cuidada, tendo o substrato, a água e o sol. Não se pode deixar de cultivar, não se pode deixar faltar, não se pode exagerar nem na terra, nem na água, nem no sol.
Qual é a medida, então? É a da entrega, da verdade e da reciprocidade.
O ato de confiar só é reciproco se alimentado na generosidade. Não há espaço para migalhas. Os medíocres não serão parceiros, pois querem fartar-se sem oferecer.
A certeza de que a planta crescerá faz com que a cada dia a água seja derramada, a terra seja revirada e até os galhos sejam aparados. O corte é necessário sim, mesmo que aparentemente maltrate a árvore.
Minguam-se as plantas quando o terreno não permite lançar raízes. Perdem-se as plantas quando parasitas oportunistas embrenham-se entre os ramos e falta a destreza para podar. Secam-se as árvores quando a chuva deixa de cair e o sol, impiedoso, debruça-se sobre elas.
Na natureza, espera-se pacientemente pela nova chuva, que renova tudo, traz novas folhas e promete novo ciclo. A fertilidade, latente, espera o momento para o novo ciclo, mais belo que o anterior.
Nas relações de confiança, alimenta-se da entrega gratuita, despretensiosa e, muitas vezes, até lúdica.

A foto de referência e o nome dessa postagem faz ilustra a seca, fruto da ausência de água, ou da pouca profundidade do solo, ou ainda do excesso de sol. Por outro lado, os galhos e a terra ressequida, estão preparados e esperançosos. Basta vir a água para que eles se entreguem na explosão transformadora de vida. 
No Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

Comentários

  1. Queria tanto falar dessa foto , mas ela me intrigou , e, ao mesmo tempo muda , como toda foto me questionou.será a vida uma estrada como essa , serão nossos atos e ações como essas árvores que a ladeiam?
    Albina

    ResponderExcluir
  2. Sempre iluminado ;Sempre mostrando o caminho.Sentimos a falta desse pastor que nós guia pelo caminho da vida.
    Saudades do senhor. Albina

    ResponderExcluir
  3. Olhando com cuidado essa foto, além das reflexões que foram feitas, penso no excesso. Todo e qualquer excesso causa estragos. O excesso do sol ressecou o solo, desidratou as plantas, deixando-as vulneráveis à destruição. Uma simples e pequena faísca, nesse cenário, causaria uma destruição imensurável. Trago pra minha reflexão, pra minha vida, o cuidado que devemos com o excesso, seja ele do que for, poderá causar danos irreparáveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Por favor, deixe o seu nome para que eu possa identificá-lo(a).